top of page
Buscar
  • carlosaxgontijo

OS 5 LIVROS QUE TODO SAXOFONISTA DEVE LER PARA SE TORNAR UM GRANDE MÚSICO

Atualizado: 24 de nov. de 2020




Por Carlos Gontijo



Hoje, eu quero te apresentar os 5 LIVROS QUE TODO SAXOFONISTA DEVE LER PARA SE TORNAR UM GRANDE MÚSICO.

Você já leu alguma bibliografia sobre o saxofone?

Para conhecer qualquer assunto ou entender sobre qualquer atividade é necessário que estudemos sobre aquilo. Para estudar música e o saxofone não é diferente!


Não vou mentir para você dizendo que música é fácil e que você aprenderá saxofone em poucos dias ou semanas..., mas também não vou dizer que é difícil! Tudo dependerá do seu nível de interesse e se você está buscando as fontes corretas.


Tudo o que os grandes saxofonistas do passado demoraram muito tempo para testar, experimentar e constatar está “mastigado” em livros, cadernos de estudos e/ou métodos que existem para nos ajudar nesse longo processo de aprendizagem.

Mas você deve estar pensando: “mas o saxofonista fulano de tal é muito bom e ele nunca leu um livro sobre o saxofone”...

É possível que conheçamos alguns (ou muitos...) saxofonistas realmente bons e que nunca tenham lido nada sobre o saxofone. Mas com certeza esses saxofonistas são deficientes e posso te afirmar com TODA CERTEZA que eles não dominam o assunto SAXOFONE.


Eles podem até te impressionar com um improviso, ou tocando um milhão de notas por segundo, como é o caso da maioria, ou demonstrando uma técnica específica, mas a partir do momento em que eles “abrem a boca” para transmitir algum ensinamento ou conhecimento verificamos de imediato suas limitações.

Depois de mais de 15 anos pesquisando sobre o saxofone e tendo contato com praticamente toda a literatura existente a respeito desse belo instrumento, constatei que existem muitos livros que podem nos ajudar a encurtar esse longo caminho da aprendizagem no saxofone.


São livros que te ajudarão a entender princípios e fundamentos que normalmente você passaria uma vida para entender se fizesse tudo de forma empírica.

Como eu sei que você quer ser um saxofonista diferenciado e entender verdadeiramente sobre o saxofone, vou te ajudar aqui com uma lista de 5 LIVROS IMPORTANTES SOBRE O SAXOFONE QUE TE AJUDARÃO A SE TORNAR UM GRANDE SAXOFONISTA:

LIVRO 1 – ADOLPHE SAX Inventeur de génie (Jean-Pierre Rorive)


A biografia mais completa sobre a vida de Adolphe Sax e sobre a história do saxofone. Escrito pelo saxofonista e pesquisador belga Jean-Pierre Rorive (maior autoridade em Adolphe Sax no mundo), o livro conta em detalhes todas as etapas da vida do criador do saxofone, bem como todo o processo de criação do instrumento que levou seu nome.

LIVRO 2 – MA VOIX EST UM SAXOPHONE (Ernest Ferron)



É o livro mais completo que existe sobre os aspectos técnicos do funcionamento do saxofone e suas partes. Ele contém TUDO sobre a acústica do instrumento bem com a explicação e funcionalidade de cada parte do saxofone.


Este livro eu recomendo como “livro de cabeceira” de qualquer saxofonista. É impossível ser um bom saxofonista sem compreender e conhecer bem o saxofone. Este livro tem tudo o que você precisa aprender nesse aspecto.

LIVRO 3 – UNE HISTOIRE DU SAXOPHONE PAR LES MÉTHODES PARUES EN FRANCE (1846-1942) (Pascal Terrien)



Livro indispensável para conhecermos a evolução das técnicas e dos métodos desenvolvidos para saxofone.



LIVRO 4 – LE CHANT DU ROSEAU DE PROVENCE (Françoise Rico)



O livro mais completo sobre palhetas. Neste livro ele explica tudo o que você precisa saber sobre esse acessório que te acompanhará por toda a vida como saxofonista.


Cultivo, fabricação, conservação, modelos, tipos de cortes, etc. Outro livro indispensável para qualquer saxofonista.



LIVRO 5 – SAXOPHONE ET PÉDAGOGIE à vous de jouer!

(Jean-Yves Chevalier e Nicolas Prost)


Fechando a lista dos TOP 5, o SAXOPHONE ET PÉDAGOGIE à vous de jouer ! é o mais importante e completo livro sobre a pedagogia do instrumento.


À primeira vista, parece um livro para professores de saxofone, mas na verdade é um guia pedagógico para qualquer saxofonista. Ele contém informações preciosas de como resolver certos problemas técnicos e como estudar corretamente.

Espero que goste desses livros e tenha uma boa leitura. Tenho a certeza de que eles te colocarão em um nível mais elevado nos estudos de saxofone.


Com eles, você economizará muito tempo de estudo e alcançará níveis de compreensão da técnica e funcionalidade do saxofone mais elevados.


Não deixe de conhecer o 5 CADERNOS DE ESTUDOS E MÉTODOS mais importantes para saxofone.

Espero que tenha gostado do assunto de hoje e que ele possa te ajudar a avançar nos seus estudos com o saxofone. Em breve voltarei com mais assuntos importantes.

205 visualizações1 comentário

1 Comment


jasgalli
Aug 26, 2020

Professor Carlos Gontijo, gostaria mesmo de conhecer/ler os livros indicados nesta postagem, entretanto não tenho fluência no idioma francês. Assim, gostaria de saber se estes livros seriam encontrados no idioma inglês, por exemplo. Ou até mesmo no idioma espanhol (ou, preferencialmente, português, rsrs). Muito obrigado.

Like
bottom of page