top of page
Buscar
  • carlosaxgontijo

OS 5 CADERNOS DE ESTUDOS/MÉTODOS DE SAXOFONE QUE TE TRANSFORMARÃO EM UM GRANDE SAXOFONISTA

Atualizado: 24 de nov. de 2020




Por Carlos Gontijo



Hoje, eu quero apresentar para você os 5 CADERNOS DE ESTUDOS E MÉTODOS DE SAXOFONE QUE TE TRANSFORMARÃO EM UM GRANDE SAXOFONISTA.

Você já teve contato ou estudou por algum método ou caderno de estudos de saxofone?

Se você não conhece e nunca estudou algum desses 5 cadernos e métodos de saxofone que eu irei te apresentar agora, não fique triste. A partir de agora, você terá a oportunidade de conhecê-los e saber o porquê da importância de cada um deles.

Ter suporte e auxílio de bons materiais didáticos é fundamental para


se obter sucesso em qualquer área. Na música não é diferente! Existem


grandes pedagogos que prepararam, depois de muitos anos de estudos e pesquisas, materiais pedagógicos para trabalhos e resoluções de problemas específicos no saxofone.

Com mais de 25 anos de experiência com o saxofone, tocando, estudando, pesquisando, dando aulas, palestras, master-classes e conferências no Brasil e no exterior, pude ter contato com grandes pedagogos e com praticamente toda a literatura existente para o saxofone.


Pude, também, conhecer todas as dificuldades do “aluno estudante de saxofone” e dos saxofonistas que já são profissionais e buscam se especializar.

Dessa forma, criei e adotei para a minha pedagogia essa lista com esses 5 MELHORES MÉTODOS E CADERNOS DE ESTUDOS DE SAXOFONE para que meus alunos pudessem ter um alto desempenho e rendimento nos estudos do instrumento.

Então, gostaria de compartilhar agora com você os 5 CADERNOS DE ESTUDOS E MÉTODOS DE SAXOFONE QUE TE TRANSFORMARÃO EM UM EXCELENTE SAXOFONISTA.

CADERNO 1 – L’ALPHABET DU SAXOPHONIST (Hubert Prati)




O melhor método de saxofone para quem está aprendendo do “zero”. Esse método é o mais utilizado em todos os grandes centros musicais do mundo. É um método bastante progressivo, onde o aluno aprende de forma bem sólida as bases técnicas do saxofone.

CADERNO 2 – QUARANTE-HUITE ÉTUDES (Ferling) Adaptado por Marcel Mule


Considerado a “Bíblia do saxofonista”, esse caderno de estudos contém 48 exercícios escritos por FERLING, mas nessa versão, o grande saxofonista e pedagogo francês, Marcel Mule, acrescentou mais 12 estudos.


Portanto, o caderno contem 60 estudos em todas as tonalidades. O caderno trabalha praticamente todas as dificuldades técnicas encontradas no saxofone.


Além disso, os estudos ímpares são estudos melódicos dedicados a trabalharem o controle do som, pois são estudos muito lentos e expressivos que te ajudarão na aquisição de uma boa sonoridade.


Os estudos pares são destinados à mecânica. São estudos rápidos com muita variação de articulação e intervalos de notas e passagens complicados no saxofone com o intuito de trabalhar a precisão.

CADERNO 3 – PRÉCIS POUR L’ÉTUDE DE GAMMES (Guy Lacour)


O mais completo caderno de estudos de ESCALAS, ARPEJOS, INTERVALOS e ARTICULAÇÃO no saxofone.


O grande saxofonista e pedagogo francês Guy Lacour criou esse caderno com o intuito de fazer com que o saxofonista pudesse DOMINAR as escalas, arpejos, intervalos e as mais complexas formas de articulação no saxofone.



CADERNO 4 – ÉTUDES CAPRICES (Eugène Bozza)


O mais importante caderno de estudos no saxofone destinado ao trabalho interpretativo.


São estudos com o grau de dificuldade avançado, onde o saxofonista será preparado para todas as situações interpretativas como rubatos, cadências, acelerando, ritardando, e outras agógicas importantes para a boa formação do saxofonista.


CADERNO 5 – DIX HUIT EXERCICES OU ÉTUDES (Berbiguer)

Adaptado por Marcel Mule


Fechando a lista dos TOP 5 cadernos e métodos de saxofone, eu apresento esse caderno que, à primeira vista, parece ser muito simples, pois ele tem somente 18 estudos.


Mas cada estudo dele trabalha dificuldades complexas no saxofone, sejam elas com relação à mecânica, à sonoridade ou à interpretação.


É praticamente um resumo de todos os métodos anteriores. São estudos muito complexos que exigem do saxofonista um certo grau de preparo.


Ao finalizar o estudo desse caderno, o saxofonista está preparado tecnicamente para tocar tudo o que quiser. Com a conclusão dos estudos desse método o saxofonista terá um domínio ímpar do instrumento.


Não deixe de conhecer os 5 LIVROS MAIS IMPORTANTES da literatura do saxofone.

Espero que tenha gostado do assunto de hoje e que ele possa te ajudar a avançar nos seus estudos com o saxofone. Em breve, voltarei com mais assuntos importantes...

309 visualizações0 comentário
bottom of page