top of page
Buscar
  • carlosaxgontijo

OS 5 LIVROS QUE TODO SAXOFONISTA DEVE LER PARA SE TORNAR UM GRANDE MÚSICO

Atualizado: 24 de nov. de 2020




Por Carlos Gontijo



Hoje, eu quero te apresentar os 5 LIVROS QUE TODO SAXOFONISTA DEVE LER PARA SE TORNAR UM GRANDE MÚSICO.

Você já leu alguma bibliografia sobre o saxofone?

Para conhecer qualquer assunto ou entender sobre qualquer atividade é necessário que estudemos sobre aquilo. Para estudar música e o saxofone não é diferente!


Não vou mentir para você dizendo que música é fácil e que você aprenderá saxofone em poucos dias ou semanas..., mas também não vou dizer que é difícil! Tudo dependerá do seu nível de interesse e se você está buscando as fontes corretas.


Tudo o que os grandes saxofonistas do passado demoraram muito tempo para testar, experimentar e constatar está “mastigado” em livros, cadernos de estudos e/ou métodos que existem para nos ajudar nesse longo processo de aprendizagem.

Mas você deve estar pensando: “mas o saxofonista fulano de tal é muito bom e ele nunca leu um livro sobre o saxofone”...

É possível que conheçamos alguns (ou muitos...) saxofonistas realmente bons e que nunca tenham lido nada sobre o saxofone. Mas com certeza esses saxofonistas são deficientes e posso te afirmar com TODA CERTEZA que eles não dominam o assunto SAXOFONE.


Eles podem até te impressionar com um improviso, ou tocando um milhão de notas por segundo, como é o caso da maioria, ou demonstrando uma técnica específica, mas a partir do momento em que eles “abrem a boca” para transmitir algum ensinamento ou conhecimento verificamos de imediato suas limitações.

Depois de mais de 15 anos pesquisando sobre o saxofone e tendo contato com praticamente toda a literatura existente a respeito desse belo instrumento, constatei que existem muitos livros que podem nos ajudar a encurtar esse longo caminho da aprendizagem no saxofone.


São livros que te ajudarão a entender princípios e fundamentos que normalmente você passaria uma vida para entender se fizesse tudo de forma empírica.

Como eu sei que você quer ser um saxofonista diferenciado e entender verdadeiramente sobre o saxofone, vou te ajudar aqui com uma lista de 5 LIVROS IMPORTANTES SOBRE O SAXOFONE QUE TE AJUDARÃO A SE TORNAR UM GRANDE SAXOFONISTA:

LIVRO 1 – ADOLPHE SAX Inventeur de génie (Jean-Pierre Rorive)


A biografia mais completa sobre a vida de Adolphe Sax e sobre a história do saxofone. Escrito pelo saxofonista e pesquisador belga Jean-Pierre Rorive (maior autoridade em Adolphe Sax no mundo), o livro conta em detalhes todas as etapas da vida do criador do saxofone, bem como todo o processo de criação do instrumento que levou seu nome.

LIVRO 2 – MA VOIX EST UM SAXOPHONE (Ernest Ferron)



É o livro mais completo que existe sobre os aspectos técnicos do funcionamento do saxofone e suas partes. Ele contém TUDO sobre a acústica do instrumento bem com a explicação e funcionalidade de cada parte do saxofone.


Este livro eu recomendo como “livro de cabeceira” de qualquer saxofonista. É impossível ser um bom saxofonista sem compreender e conhecer bem o saxofone. Este livro tem tudo o que você precisa aprender nesse aspecto.

LIVRO 3 – UNE HISTOIRE DU SAXOPHONE PAR LES MÉTHODES PARUES EN FRANCE (1846-1942) (Pascal Terrien)



Livro indispensável para conhecermos a evolução das técnicas e dos métodos desenvolvidos para saxofone.



LIVRO 4 – LE CHANT DU ROSEAU DE PROVENCE (Françoise Rico)



O livro mais completo sobre palhetas. Neste livro ele explica tudo o que você precisa saber sobre esse acessório que te acompanhará por toda a vida como saxofonista.


Cultivo, fabricação, conservação, modelos, tipos de cortes, etc. Outro livro indispensável para qualquer saxofonista.



LIVRO 5 – SAXOPHONE ET PÉDAGOGIE à vous de jouer!

(Jean-Yves Chevalier e Nicolas Prost)


Fechando a lista dos TOP 5, o SAXOPHONE ET PÉDAGOGIE à vous de jouer ! é o mais importante e completo livro sobre a pedagogia do instrumento.


À primeira vista, parece um livro para professores de saxofone, mas na verdade é um guia pedagógico para qualquer saxofonista. Ele contém informações preciosas de como resolver certos problemas técnicos e como estudar corretamente.

Espero que goste desses livros e tenha uma boa leitura. Tenho a certeza de que eles te colocarão em um nível mais elevado nos estudos de saxofone.


Com eles, você economizará muito tempo de estudo e alcançará níveis de compreensão da técnica e funcionalidade do saxofone mais elevados.


Não deixe de conhecer o 5 CADERNOS DE ESTUDOS E MÉTODOS mais importantes para saxofone.

Espero que tenha gostado do assunto de hoje e que ele possa te ajudar a avançar nos seus estudos com o saxofone. Em breve voltarei com mais assuntos importantes.

205 visualizações1 comentário
bottom of page