top of page
Buscar
  • carlosaxgontijo

5 HABITOS PARA SE TORNAR UM SAXOFONISTA DE SUCESSO



No assunto de hoje eu quero abordar mais um assunto muito importante!


Quero compartilhar com você os 5 HÁBITOS PARA SE TORNAR UM BOM SAXOFONISTA.


Sabemos que para se tornar especialista ou “expert” em qualquer atividade precisamos de muitas horas de aprendizado, treino e experiência.


Sabemos também que não existe uma “receita de bolo” com ações e resultados de forma objetiva e cartesiana. Mas com a adoção de alguns hábitos podemos sim nos tornarmos profissionais de sucesso.


Com o saxofone não poderia ser diferente!


Podemos nos tornar excelentes saxofonistas adotando alguns hábitos simples, porém eficazes.


Ao longo dos mais de 25 anos de carreira, tive a oportunidade de conhecer os mais importantes e célebres saxofonistas contemporâneos, do Brasil e do mundo, seja em festivais, congressos, feiras, Encontros, Simpósios, master-classes, palestras, recitais, concertos, shows, banca de concursos, conferências, etc.


Com essa experiência pude constatar que esses grandes saxofonistas tinham algo em comum em suas rotinas e isso me chamou a atenção.


Logo me questionei, “se isso deu certo para eles por que não poderia dar certo para mim?”, em seguida comecei a adotar esses hábitos para a minha vida e graças a eles consegui chegar até aqui.


Quero aqui compartilhar os 5 HÁBITOS PARA SE TORNAR UM SAXOFONISTA DE SUCESSO. Esses hábitos mudaram a minha vida e a vida de muitos saxofonistas.


Espero que eles possam também fazer parte da sua vida para que você alcance voos mais altos com o saxofone.


HÁBITO 1: MANTENHA UMA ROTINA DIÁRIA DE ESTUDOS


Desenvolver uma rotina diária de estudos é o primeiro passo para sair da inércia e da procrastinação.


Planeje sua rotina de estudos com metas e foco e siga rigorosamente. Manter-se preparado musicalmente e “saxofonisticamente” é o primeiro passo para se tornar um saxofonista de sucesso.


O sucesso só se concretiza em bases sólidas. Portanto, estude, estude, estude e estude mais um pouco.


HÁBITO 2: MANTENHA A DISCIPLINA


Ter a disciplina para seguir o que foi planejado é muito importante para a manutenção da sua rotina de estudos.


Portanto, mantenha o foco! Não deixe que as “tentações” te tirem a atenção e te interrompam nesse processo. Disciplina é tudo!!!


HÁBITO 3: SEJA CURIOSO E ÁVIDO POR CONHECIMENTO


Busque sempre conhecimento, principalmente sobre o saxofone. Não fique desconectado com o mundo musical.


Estude teoria musical, harmonia, história da música, leia bons livros sobre o saxofone e música, assista bons filmes, visite museus e galerias de arte, assista a peças de teatros. Fique por dentro da literatura existente sobre o saxofone.


HÁBITO 4: MANTENHA-SE CONECTADO E ATUALIZADO COM O MUNDO DO SAXOFONE


Fique sempre por dentro do que está acontecendo com o mundo do saxofone. Não seja um saxofonista medíocre e desconectado!


Participe de festivais, encontros, congressos, simpósios, jornadas, palestras, master-classes, etc., pois nesses eventos conhecemos as novidades, seja sobre novos equipamentos ou novos estudos sobre o saxofone.


Não deixe de frequentar concertos, recitais e shows, isso te ajudará a conhecer e ter referenciais. Conheça e pesquise sobre os saxofonistas de sucesso do passado e da atualidade.


HÁBITO 5: SEJA PROATIVO E MANTENHA O SEU NETWORK


Se você não fizer por você mesmo, ninguém o fará!


Para isso é muito importante você ser proativo. Organize você mesmo os seus shows, recitais e concertos, pois até você conseguir ser conhecido e começar a receber convites terá que se mostrar.


NINGUÉM VAI BATER NA SUA PORTA TE CONVIDANDO! Então, arregace as mangas e mãos à obra. Mantenha suas redes sociais ativas com vídeos e divulgação de trabalhos seus.


Monte seu portfólio artístico e encaminhe propostas de projetos artísticos a entidades culturais.


Conheça e trate bem as pessoas que você for conhecendo ao longo da sua caminhada como saxofonista, manter um bom relacionamento com o seu networking é fundamental para a sua carreira.

Espero que goste do conteúdo de hoje, esses hábitos mudaram minha vida!


Em breve voltarei com mais assuntos importantes.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page