top of page
Buscar
  • carlosaxgontijo

MERCADO DE TRABALHO E CARREIRA PARA SAXOFONISTA



Você já deve ter se perguntado:


“Como eu vou ganhar minha vida profissionalmente com o saxofone?”


“Quais são as oportunidades que eu terei como saxofonista profissional?”


“Como é o mercado de trabalho para um saxofonista profissional?”


Pode ser que não seja o seu caso, pois já realiza uma outra atividade profissional e quer se dedicar ao saxofone somente como “hobby”, ou para realizar uma satisfação pessoal, ou somente porque tem essa paixão pelo instrumento.


Mas muitos buscam a carreira como saxofonista para ganhar a vida como profissional da música.


Mesmo que não busque uma carreira e queira se dedicar ao saxofone de forma séria, mas sem a pretensão de se tornar um profissional, é importante conhecer o mercado de trabalho, pois o caminho da música é mágico, e pode te levar a caminhos inesperados.


Eu conheço várias histórias de músicos que eram médicos, dentistas, advogados, engenheiros, etc., que largaram a profissão para se tornarem músicos profissionais e hoje tem carreiras brilhantes, e não se arrependem da decisão que tomaram.


Por essa razão, resolvi compartilhar com você hoje sobre esse assunto muito importante.


Vou listar aqui algumas áreas da música em que o saxofonista pode atuar profissionalmente.


São elas:



SAXOFONISTA INDEPENDENTE (carreira solo)


É aquele profissional que se dedica a uma carreira solo.


É um mercado que existe, tem espaço, mas está cada vez mais raro de encontrar profissionais assim.


Tanto como saxofonista “Erudito” como “Popular” é possível levar uma carreira como solista, obviamente precisará se dedicar muito mais, pois são profissionais de altíssimo rendimento.



SAXOFONISTA DE BANDA (conjunto)


É aquele profissional que integra uma banda (um conjunto musical) e/ou acompanha cantores. É um mercado muito grande e sem sombra de dúvidas é o que mais abarca os saxofonistas.



SAXOFONISTA DE UM GRUPO DE CÂMARA


É aquele profissional que integra algum grupo de câmara. É um mercado destinado somente aos saxofonistas que se dedicam ao repertório “erudito”.


É um mercado que tem crescido pois cada vez mais os compositores de hoje têm gostado de inserir o saxofone em músicas para grupos de câmara.


Geralmente esses grupos realizam tournées e desenvolvem projetos culturais em parcerias com instituições culturais nacionais e internacionais.



SAXOFONISTA GOSPEL


É aquele profissional que se dedica ao trabalho com a música gospel.


É um mercado muito grande e em ascensão. A música tem uma importância muito grande no cotidiano de diversas igrejas e cada vez mais o número de conjuntos com trabalhos autorais tem crescido nesse meio.


Faltam saxofonistas nesse mercado. Não é raro encontrar saxofonistas que integram dois ou mais conjuntos de música gospel.



SAXOFONISTA DE GRAVAÇÃO EM ESTÚDIO


Está cada vez mais raro encontrar profissionais que se dedicam somente a esse mercado.


Geralmente os estúdios trabalham com uma lista de saxofonistas que, dependendo do estilo das músicas a serem gravadas e do perfil do conjunto musical, eles acionam o saxofonista com aquele perfil.


É uma área muito importante e requer um bom preparo, pois existem muitos bons saxofonistas que “travam” na hora de gravar em estúdio.


É realmente um “métier”. Requer muita experiência e horas de gravação para encarar essa área.



PROFESSOR DE SAXOFONE (autônomo)


É um mercado muito latente. Muitas pessoas procuram por aulas particulares. É realmente um mercado em crescimento.


Mas é importante ressaltar que o sucesso nessa área está diretamente ligado ao seu sucesso como saxofonista.


Paralelamente é importante você continuar suas atividades como saxofonista, pois as pessoas só irão te procurar para ter aulas se você tiver relevância como saxofonista.


O bom saxofonista, com certeza, um dia dará aulas e será professor! Isso é inevitável.


Portanto é importante você se preparar para isso, pois não é raro encontrar bons saxofonistas que não conseguem transmitir seus conhecimentos, ou seja, não conseguem ensinar/dar aulas.



PROFESSOR DE SAXOFONE (concursado)


É aquele profissional que integra alguma instituição, privada ou pública, de ensino musical e que para o ingresso é necessário passar por um concurso (provas).


É um mercado que existe, porém é muito seleto pois quando abre um concurso, geralmente, oferecem pouquíssimas vagas, muita das vezes, somente uma ou duas no máximo.


Mas é um mercado que vale a pena investir pois o saxofonista terá a tão sonhada “estabilidade”. Ele pode atuar em projetos comunitários, escolas de músicas, conservatórios e até em universidades.


Mas dependendo da instituição que ele escolha para prestar o concurso é necessário muito preparo e às vezes ter títulos acadêmicos, como é o caso para ser professor universitário.



SAXOFONISTA EM BANDAS SINFÔNICAS MILITARES


É um mercado também muito grande. Existem mais de 100 bandas militares no Brasil entre bandas sinfônicas das Forças Armadas, Polícias Militares e Corpo de Bombeiros Militares.


É um mercado também que vale a pena investir pois também oferece a tão sonhada “estabilidade funcional”.


Com exceção de algumas bandas das Forças Armadas que ultimamente tem adotado um regime de trabalho temporário onde os músicos ingressam para passar um determinado período pré-estabelecido (geralmente não mais do que 8 anos).


O ingresso é feito através de provas (concurso) e para algumas bandas de algumas polícias militares e corpo de bombeiros é exigido também diploma de nível superior.


Todo ano, é comum encontrar algum edital oferecendo vagas para essas bandas e tem crescido bastante o número de saxofonistas que integram essas bandas.



SAXOFONISTA EM BANDAS SINFÔNICAS CIVIS


É o profissional que atua e integra alguma banda sinfônica civil. Hoje em dia é um mercado que está, praticamente, com os dias contados. No Brasil quase não temos mais bandas sinfônicas civis profissionais.


Encontramos muitas bandas sinfônicas amadoras com trabalhos educativos em projetos sociais, mas bandas profissionais existem muito poucas. Mas é um mercado também atrativo, porém muito seleto.



SAXOFONISTA FREELANCER


É aquele profissional que trabalha de forma independente e que se dispõe a oferecer seus serviços, esporádicos, a um grupo musical, a um estúdio de gravação, a uma empresa etc.


Existem saxofonistas freelancers tanto no universo da música popular quanto no universo da música erudita.


As orquestras sinfônicas não possuem saxofonistas, porém muitas obras para orquestra sinfônica possuem na sua instrumentação a figura do saxofone, e não é raro uma orquestra ter que contratar saxofonistas freelancers para realizar esses trabalhos.


Na música popular, isso acontece com mais frequência, pois, às vezes, o cantor quer contratar um saxofonista somente para um show específico, ou somente para uma gravação de uma determinada faixa do CD dele.


Listei aqui 10 áreas específicas em que o saxofonista pode atuar. Mas o mercado é bem dinâmico e a todo momento surgem outras possibilidades.


Mas, é muito importante ressaltar que, para obter sucesso e êxito em qualquer uma dessas áreas, é necessário bastante preparo.


É muito importante ter uma “BASE SÓLIDA” e adotar alguns hábitos importantes, pois com essa base sólida você poderá atuar em qualquer área, aumentando assim suas possibilidades e chances de ter uma vida profissional melhor com o saxofone.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page