top of page
Buscar
  • carlosaxgontijo

COMO PREPARAR UMA BOA PERFORMANCE NO SAXOFONE - Provas, Recitais, Shows e Concursos



Hoje eu quero abordar um assunto de extrema relevância para a sua vida como saxofonista mas que NINGUÉM fala ou compartilha.


Falarei hoje sobre COMO PREPARAR UMA BOA PERFORMANCE PARA OS PALCOS, PROVAS E/OU CONCURSOS.


Você já ouviu algum músico comentar que toda vez que sobe no palco para tocar sente um “FRIO NA BARRIGA”, ou as “PERNAS TREMEM”, ou sente um “NERVOSISMO INCONTROLÁVEL”?


Pois é... essas são algumas das reações mais comuns que acontecem quando estamos INSEGUROS com a nossa performance.


Esse estado de insegurança pode nos prejudicar muito no momento da nossa performance em palco, principalmente quando se tratar de uma prova ou concurso.


Quando nos dedicamos a alguma atividade que gostamos, temos sempre o pensamento e o prazer em fazer o melhor possível, ou seja, sempre podemos e queremos melhorar nossos resultados.


Isso nos acompanhará por toda nossa vida como músico, pois sempre queremos levar o nosso melhor resultado para agradar nosso público e a nós mesmos.


Mas esse estado de exigência permanente, em grau exagerado, pode nos prejudicar!


A partir do momento em que subimos no palco e sentimos insegurança, ou seja, com o pensamento do tipo:


“não estou preparado o suficiente...”


“eu vou errar naquele trecho, pois deveria ter estudado mais...”


“Nossa! O músico ou o professor fulano de tal está na plateia...”, etc.


Existe uma grande possibilidade de termos nossa performance prejudicada.


Para obtermos uma boa performance devemos mudar nossa postura já na nossa preparação.


Existem, basicamente, dois pontos muito importantes a serem observados na preparação para uma boa performance: o aspecto MUSICAL e o aspecto PSICOLÓGICO.


Os dois caminham juntos e não podem, de forma alguma, ser dissociados.


Não adianta você se preparar somente musicalmente, pois o estado psicológico na hora da sua performance no palco também é algo que deve ser preparado.


Uma boa preparação musical é conquistada com uma boa rotina de estudos conscientes, com metas, autocríticas e auto-análises cotidianamente.


A preparação psicológica é feita através de alguns exercícios e atividades (treinamentos psicológicos) que você pode incluir (incorporar) em sua rotina de estudos, como por exemplo:


- Gravar o áudio ou filmar seus estudos;


- Visualizar (imaginar), no momento dos estudos, sua performance no palco com possíveis acontecimentos que poderiam te prejudicar e te tirar a concentração, como: uma criança chorando, um celular tocando, pessoas conversando, objetos caindo, barulhos, ruídos, etc;


- Correr intensamente por uns três minutos e logo em seguida tocar os trechos difíceis ou que você ainda sente insegurança, pois isso te ajudará a simular a elevação dos batimentos cardíacos como no momento da performance no palco;


- Realizar mini-apresentações para pessoas do seu convívio (familiares e amigos);


Esses simples treinamentos psicológicos te ajudarão a minimizar os efeitos do nervosismo no momento da sua performance "ao vivo".


Assim como o piloto de caça precisa de várias horas de treinamento em simuladores realísticos para simular o vôo real, o músico também precisa de muitas horas de treinamento da performance em público.


Vocês podem saber mais detalhadamente sobre esse assunto no meu e-book ROTINA DE ESTUDOS CONSCIENTES onde eu abordo esse e outros assuntos para ter uma boa rotina de estudos.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page