top of page
Buscar
  • carlosaxgontijo

A ANATOMIA DO SAXOFONE - Nome das partes, funcionamento e nomenclatura das chaves



Gostaria de compartilhar com você, hoje, um outro assunto muito importante...


Você conhece a ANATOMIA do saxofone?


Para se obter sucesso em qualquer área do conhecimento humano ou em um determinado tipo de atividade, é imprescindível conhecermos nossas ferramentas de trabalho.

Já parou para pensar como seria se um mecânico de automóveis não conhecesse os nomes das peças do motor de um carro e como elas funcionam?


Já imaginou como seria um médico que não conhecesse os nomes dos órgãos do corpo humano, bem como o funcionamento de cada um deles?


Já pensou como seria um matemático que não conhecesse aritmética e álgebra?


É difícil de conceber e imaginar algo assim...


Mas o fato é que existem MUITOS saxofonistas que não conhecem o saxofone... Não é raro encontrar saxofonistas que nem sequer conhecem a nomenclatura das chaves do instrumento.


Como eu sei que você não quer ser um desses saxofonistas, vou, aqui, compartilhar algo que irá te ajudar muito ao longo dos seus estudos e da sua carreira.


Conhecer bem a ANATOMIA do saxofone te ajudará a entender alguns princípios de funcionamento do instrumento.


Te permitirá também ganhar tempo nos estudos de vários métodos, cadernos de exercícios e até mesmo na preparação de repertórios contemporâneos com uso de técnicas avançadas no saxofone.



CONHECENDO MELHOR A ANATOMIA DO SAXOFONE




O saxofone é um grande tubo de metal, cônico, com orifícios de diversos diâmetros dispostos ao logo do tubo com um sistema de chaveamento que permite abrir e/ou fechar esses orifícios.


O saxofone em si é dividido em 5 grandes partes: tudel, corpo ou tubo, chaves, culaça e campana.


O TUDEL é a parte mais estreita do tubo, e ela é removível. No tudel, encontramos o registro de oitava (um orifício pequeno na parte superior do tudel, importantíssimo para a produção das notas agudas) e a cortiça que recebe a boquilha.


Em alguns saxofones soprano e em todos os saxofones sopraninos o tudel não é removível.


O CORPO OU TUBO DO INSTRUMENTO é a parte mais longa do instrumento onde encontramos a maior parte dos orifícios (denominados chaminés) e das chaves.


As CHAVES são um grande e inteligente sistema mecânico de chaveamento, de acionamento simples ou duplo, composto por torres, hastes, parafusos, molas, chaves, madrepérolas, sapatilhas, roldanas, cortiças, feltros e canotes de borracha ou plástico.


Todas as chaves recebem a pressão das molas (que são hastes de metal semirrígido em formato de agulha) que as mantém abertas ou fechadas. Os orifícios (chaminés) são fechados pelas sapatilhas que são feitas de couro ou outro material sintético.


A CULAÇA é a parte que liga o corpo ou tubo do instrumento à campana. Nela encontramos, geralmente, três grandes orifícios que produzem, respectivamente, as notas RÉ#, DÓ e DÓ#. Ela geralmente possui um formato em “U”.


A CAMPANA é a parte mais larga do tubo. É a parte final do saxofone onde são produzidas as notas mais graves do saxofone.


É conhecida também, popularmente, como a “boca” do saxofone. Nela encontramos de 2 a 4 orifícios grandes, segundo o tipo e modelo de saxofone.

Conhecer as partes do saxofone e como funciona o sistema de chaveamento te ajudará muito com as questões ergonômicas e anatômicas podendo evitar dores e lesões por esforço repetitivo ou má posicionamento e acionamento inadequado das chaves.


Outro fator muito importante para conhecer bem a ANATOMIA do saxofone é conhecer a NOMENCLATURA DAS CHAVES.


Você sabia que cada chave do saxofone tem um nome específico?

Todo bom saxofonista que se prese deve conhecer muito bem a NOMENCLATURA DAS CHAVES, pois muitos métodos e materiais didáticos e/ou repertórios da literatura do saxofone usam a nomenclatura universal das chaves do saxofone.


Então, para fazer um bom uso e ter um bom aproveitamento desses materiais é necessário conhecer bem a NOMENCLATURA DAS CHAVES.

Compartilho aqui abaixo a nomenclatura oficial e universal:



Espero que tenha gostado do assunto de hoje. E espero poder te reencontrar em breve para mais um assunto importante sobre o saxofone.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page