top of page
Buscar
  • carlosaxgontijo

COMO É PRODUZIDO O SOM NO SAXOFONE?



Hoje gostaria de trazer um assunto muito importante... Você sabe como é produzido o som no saxofone?


Muitos acham e divulgam que o som no saxofone é produzido somente pela boquilha, ou somente pela palheta. Na verdade, o som é produzido por um conjunto de fatores e procedimentos.


No que tange ao material, o mais importante, sem dúvidas, nesse processo de produção do som no saxofone é o conjunto BOQUILHA-PALHETA-ABRAÇADEIRA.


Esses três acessórios são fundamentais nesse processo, e o som só será produzido com a presença dos três conjuntamente.


É o que eu chamo e considero de “Santíssima Trindade do Som” no saxofone.


A boquilha é um acessório que pode ser feito e encontrado em diversos materiais como por exemplo: metal, madeira, plástico, ebonite, resina acrílica, pedras preciosas e diversos materiais sintéticos.


É um acessório com uma cavidade interna, chamada de câmara, onde o som é processado e projetado.


Ela é acoplada à extremidade mais estreita do saxofone, é como se fosse um “bico” do saxofone... inclusive em francês a boquilha é chamada de BEC, que em português significa BICO.


A palheta, não menos importante, é um acessório feito mais comumente de um vegetal, da família dos bambus, chamado “Cana da Índia”, mas podemos encontrá-la feita de outros materiais sintéticos como fibras, resinas, plástico, etc.


Ela é uma espécie de lâmina que acoplamos à base da boquilha, presa com a abraçadeira. Em contato com uma corrente (coluna) de ar constante vibra e produz o som.


A abraçadeira também é um acessório muito importante, pois se a palheta não estiver muito bem presa à boquilha, ela não vibrará corretamente e com isso não produzirá o som.


As abraçadeiras podem ser feitas em diversos materiais e tipos. Existe uma infinidade de modelos e cada um, devido ao tipo de contato com a palheta, produz um resultado sonoro diferente.


Mas até agora só falamos dos materiais... e os procedimentos???


Obviamente o “soprar” é um procedimento fundamental na produção do som... sem o ar (o sopro) não haverá som, pois a palheta precisa de um fluxo de ar constante sob ela para que ela vibre e produza o som...


Por isso é fundamental aprender a respirar e a soprar corretamente no saxofone.


Outro procedimento importantíssimo é o que chamamos de EMBOCADURA!!! A embocadura é um procedimento/técnica que consiste no posicionamento correto da boquilha e palheta na boca.


É ela que proporcionará que o ar seja canalizado todo para dentro do instrumento. Envolve toda a estrutura bucal (lábios, dentes, musculatura da boca, etc).


Aprender corretamente essas técnicas de base é fundamental para que você tenha uma boa sonoridade no saxofone.


Ahhh, mas você deve estar se perguntando: “Como se produzem as notas no saxofone?”


Toda a magia do som no saxofone se completa quando esse som produzido pelo conjunto BOQUILHA-PALHETA-ABRAÇADEIRA encontra o tubo do saxofone.


O saxofone, não é nada mais, nada menos do que um grande tubo cônico com orifícios em sua superfície, chamados de “chaminés”, com um sistema de chaveamento que fecha ou abre esses orifícios.


Quanto mais orifícios fechados, maior será o comprimento do tubo. Quanto menos orifícios fechados, menor será o comprimento do tubo.


E com essa lógica desvendamos o segredo das notas no saxofone! Quanto maior o tubo, mais grave serão as notas... quanto menor o tubo, mais agudas serão as notas. Ou seja, quanto mais chaves apertadas, maior será o tubo.


Quanto menos chaves apertadas, menor será o tubo. Então, quando o som produzido pelo conjunto BOQUILHA-PALHETA-ABRAÇADEIRA encontra um determinado comprimento do tubo, produz uma nota específica.


Com isso, cada comprimento do tubo gera uma nota diferente.



Espero que tenha gostado desse assunto. E espero poder te reencontrar em breve.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page